Itabela: Criança de 5 anos precisa caminhar mais de 2 km para ir à escola por falta de transporte escolar.
A família da pequena, Laisla Souza Elias, 5 anos, moradora do interior de Itabela, região conhecida estrada do Avancini, reclamam do transporte escolar que não chega até a sua casa que fica em torno de 2,5 km distante de onde vai o veículo (Van) que transporta os alunos até a escola que fica no bairro do Ouro Verde, aonde a pequena Laisla estuda.
A mãe da pequena aluna, Larissa dos Santos Souza, conta que todos os dias ela tem que sair ainda escuro e caminhar toda a distância citada para levar a filha ao ponto até aonde o carro vai. Não é facial, “a gente fica com medo, devido à violência, mas já tentei de tudo, o responsável pelo carro fala que não pode ir porque só tem três crianças e precisaria de pelo menos 10 alunos para que ele pudesse ir buscá-los.
Em alguns casos, a exemplo da dona de casa, Larissa dos Santos Souza, conseguir ter acesso à educação é uma verdadeira prova de resistência para algumas famílias de comunidades na zona rural de Itabela. Todo dia de manhã, a moradora, Larissa precisa fazer uma caminhada de 2,5 quilômetros com a filha, de 5 anos. Isso só para chegar ao ponto da van escolar.
Para dar tempo, as duas precisam sair de casa antes das 5 horas e andar por uma estrada de terra. O destino final é um colégio no municipal que fica no Bairro Ouro Verde, aonde a pequena Laisla estuda, segundo a mãe
Andamos debaixo de sol e chuva, mas, dependendo da chuva, não tem como ir, porque é muita lama e não tem como levar ela. Portando, faço um apelo ao secretário de educação e ao prefeito que ordena que o carro chegue até a minha casa, não só para mim e o minha filha, mas também para todos os outros", comentou Larissa dos Santos Souza.