“Gabinete do ódio” do bem: Janja cria exército digital pró-Lula e gera ciúmes entre petistas

Além do papel de primeira-dama, Rosângenla Silva – a Janja – tem buscado ocupar um lugar de destaque na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) através da comunicação nas redes e de encontros com a militância petista. Atualmente ela conta com um gabinete próprio no terceiro andar do Palácio do Planalto, mesmo piso da sala de Lula, onde costuma despachar diariamente com sua equipe.


Para ampliar a presença de Lula e do governo na internet, Janja investe em uma comunicação própria pelas redes sociais. Recentemente, por exemplo, a primeira-dama reuniu dezenas de influenciadores para um encontro com Lula no Palácio do Planalto.

Durante o encontro foi feita uma apresentação institucional do governo, com a seguinte agenda: “sua participação não acaba nas eleições –vamos povoar as redes; como disseminar informação e combater desinformação”. Na lista dos presentes estavam nomes que apoiaram Lula durante a campanha depois de um movimento encampado por Janja para ampliar a presença do petista nas redes.

“Não ganharíamos as eleições se não fosse também o trabalho voluntário de influenciadores nas redes. E vocês têm um trabalho muito grande para seguirmos combatendo a fábrica de mentiras”, escreveu Lula em seu perfil do Twitter após se reunir com os profissionais da internet.

Entre os convidados estava o representante do perfil “Choquei” do Twitter, que reúne cerca de 4 milhões de seguidores e costuma publicar informações positivas do governo. Lideranças do Planalto indicam que o governo vê como estratégica a interlocução com comunicadores e influenciadores como forma de se contrapor ao discurso da oposição.

Além da proximidade com os influenciadores digitais, Janja investe em conteúdo para os seus próprios perfis nas redes. A primeira-dama costuma fazer publicações quase que diárias de agendas próprias e ao lado de Lula para divulgar as ações do governo. No Instagram, por exemplo, ela já acumula 2 milhões de seguidores, atrás apenas do perfil do próprio presidente (12,7 milhões) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que soma 2,2 milhões.

Campanhas publicitárias do governo passam pelo crivo da primeira-dama 

Além das redes sociais, a primeira-dama também atuou junto à Secretaria de Comunicação do governo para discutir as peças publicitárias ao longo deste ano. Entre elas está a campanha nacional de vacinação que vai contar com a apresentadora Xuxa Meneghel.

“Super parceria pela saúde dos baixinhos e baixinhas”, escreveu Janja nas redes sociais. O Ministério da Saúde adicionou: “Zé Gotinha ganhou a rainha dos baixinhos como aliada”.

Outra campanha que também contou com a participação de Janja foi a do “Disque 100”, que tem como mote o combate a todas as formas de violação de direitos humanos, em especial em defesa de crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiências e pessoas LGBTQIA+.

Integrantes da área de Comunicação do governo, no entanto, afirmam que Janja não impõe suas opiniões, mas apenas faz sugestões pontuais sobre sua visão para cada tema.

Gazeta do Povo

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