MST diz que a Suzano tinha prometido terras aos invasores e depois não cumpriu: “tínhamos um acordo”

A integrante da Direção Nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) Ceres Hadich disse, em entrevista ao Poder360, que o movimento tinha um acordo com a Suzano e outras empresas de celulose sobre a posse de terra nos municípios de Teixeira de Freitas, Mucuri e Caravelas, no extremo sul da Bahia. Segundo a agricultora, o pacto foi acordado há mais de 10 anos.


 MST ocupou na última 2ª feira (27.fev.2023) 3 fazendas de cultivode eucalipto da empresa de papel e celulose Suzano. Além das terras da Suzano, uma 4ª área, da Fazenda Limoeiro, também foi ocupada.

“Havia se estabelecido um acordo entre a Suzano e outras empresas produtoras de eucalipto na região e esse acordo foi feito junto com o então Ministério do Desenvolvimento Agrário. Nesse acordo, se garantiu que as famílias que ganharam a posse daquela terra seriam assentadas”, disse Ceres.

Assista (18min42s):










O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse que o governo vai atuar como um mediador  para encontrar uma solução pacíficana disputa entre o MST e a empresa de papel e celulose Suzano para recuperar esse acordo.

Em nota, a Suzano disse que aguarda a análise da ação de reintegração de posse da fazenda no município de Caravelas e que espera receber a mesma determinação de reintegração de posse dos municípios de Mucuri e Teixeira de Freitas nos próximos dias. A empresa não mencionou o acordo com o MST, citado pelo movimento.

O MST também alega que a propriedade da Fazenda Limoeiro estaria abandonada há 15 anos. Cerca de 1.700 famílias do movimento na Bahia ocuparam as 4 áreas. Eles reivindicam a “desapropriação imediata” para realizar uma reforma agrária.

“A gente se baseia na reforma agrária como um direito presente na Constituição brasileira, em que prevê isso como um direito de todo cidadão, assim como nosso critério para considerar uma fazenda produtiva ou não também se baseia nos índices de produtividade considerados pelos Estados”, afirma Ceres.

Poder 360

Categoria:

Deixe seu Comentário