PDT anuncia apoio a Rodrigo Pacheco na disputa pela presidência do Senado
Presidente do PDT, Carlos Lupi, formalizou apoio ao senador Rodrigo Pacheco (PSD) na disputa pela presidência do Senado
Senador do PSD foi eleito em fevereiro de 2021 e agora busca a reeleição para comando da casa na semana que vem, quando o Congresso Nacional retomará os trabalhos
O ministro da Previdência e presidente do PDT, Carlos Lupi, se reuniu com o senador Rodrigo Pacheco (PSD) no diretório nacional do partido, em Brasília, nesta segunda-feira, 23. O líder afirmou que a posição institucional da sigla é apoiar o atual presidente de casa. “Eu fiz uma questão muito pessoal, a convite do senador Weverton e da senadora Leila, de publicamente externar nosso respeito, nossa admiração e a nossa gratidão pelo papel que o senhor tem desempenhado à frente do Senado à favor da democracia e do povo brasileiro. Nossa declaração formal e oficial de apoio, nada mais do que é ser justo e correto com quem sempre foi correto e justo com o povo brasileiro”, declarou Lupi a Pacheco em entrevista coletiva. O senador do PSD foi eleito presidente do Senado em fevereiro de 2021 e agora busca a reeleição. Na época, ele ainda estava no Democratas, partido extinto depois da fusão da sigla com o PSL para a formação do União Brasil.
A senadora Leila Barros (PDT) participou do anúncio e enalteceu a atuação de Pacheco durante diversas crises ao longo de seu mandato: “O senado hoje tem um presidente que tem bom senso, que viveu momento difíceis dentro do país. Vivemos uma pandemia e mais de mil pessoas morriam por dia naquele momento. Uma CPI com desgaste tremendo, uma polarização, um ódio, um desequilíbrio entre os poderes. Todo dia era uma polêmica e o Senado e todos os poderes no meio daquele turbilhão. E o Pacheco sempre teve o intuito de defender de forma veemente o equilíbrio e a harmonia entre os poderes e a democracia. Acima de tudo, ele de fato cumpriu”.
O presidente do Senado agradeceu à bancada do PDT pela declaração formal de apoio na disputa pela reeleição da casa na semana que vem, quando o Congresso Nacional retomará os trabalhos: “Esse apoio do PDT é de fato algo que legitima aquilo que nós fizemos em conjunto na presidência do Senado, com apoio do PDT. Mas, também é um compromisso de futuro, um compromisso de que o Senado continuará nessa linha da defesa social, também da responsabilidade fiscal, das reformas que interessam ao povo brasileiro. Sem inventar crise, sem criar divergências e problemas onde não há e buscando os consensos necessários para em um ambiente de boa política nós construirmos soluções”.
Pacheco também fez um apelo á pacificação e união no país: “Esse é um trabalho que nós temos que fazer na política, de uma reconstrução, de uma reunificação e reconciliação nacional, que eu tenho certeza que nós vamos conseguir fazer em um trabalho conjunto de partidos políticos, membros do Senado e da sociedade em geral. Porque ninguém merece viver em uma sociedade dividida”.